25 de mai. de 2015

Visto para procurar vaga de emprego na Alemanha

Oi gente,
hoje o post é sobre o Visto para procurar vaga de emprego na Alemanha, que dura 6 meses.
É possível prolongar esse visto apenas com o contrato de trabalho.


Bom, segundo o site do consulado para solicitar o visto, você precisa apresentar a seguinte documentação no original com duas cópias simples:
 • Passaporte
Se atente à validade! É bom viajar com um que tenha a validade pelo menos de 6 meses após a sua chegada na Alemanha.

• uma foto biométrica atual (3,5 x 4,5 cm com fundo claro)
é bom trazer umas a mais pq na Alemanha é bem mais caro tirar foto pra documento.

 • requerimento de concessão de uma autorização de residência
tem no site!

• declaração nos termos do artigo 55 parágrafo 2 da Lei alemã de Permanência (AufenthG)
tem no site!

• CV descrevendo a formação e experiência profissionais, certificados e diplomas etc.

• diploma alemão de conclusão do ensino superior ou diploma estrangeiro de conclusão do ensino superior reconhecido e comparável a um diploma alemão ou diploma estrangeiro de conclusão do ensino superior deve estar legalizado e vir acompanhado de tradução em língua alemã feita por tradutor juramentado. Você pode verificar na base de dados ANABIN se o seu diploma estrangeiro de conclusão do ensino superior é reconhecido ou comparável a um alemão: http://anabin.kmk.org/. Por favor, anexe uma captura de tela do resultado.
No meu caso, o curso de engenharia de alimentos é reconhecido no site do ANABIN e a minha universidade (UFSC) também. Esse site é muito bom, procure lá seu curso e sua uni e faça um screenshot da tela e anexe junto à papelada. Não esqueça de traduzir com tradutor juramentado seu DIPLOMA, não vale declaração ou outra coisa dizendo que você está formado. 
No site vc encontra tradutores juramentados por região.

Nesse link tb há uma lista de médicos e advogados que falam alemão no Brasil.

 • carta de motivação com indicação dos detalhes da busca de vaga de emprego planejada (ramo, região, local de residência/alojamento planejado etc.)
Fiz uma carta de 1 página, dizendo que tinha recém formado em engenharia, das minhas experiências descritas no currículo, onde ia morar, onde já tinha tentado me candidatar...

• se houver: outros comprovantes sobre a sua preparação da busca de vaga de emprego
(anexei print screen da tela das candidaturas e das respostas das empresas).

• comprovantes com menção de recursos suficientes para arcar com os custos do sustento tanto para o período de permanência pretendido quanto para a viagem de retorno para o país de origem ou de residência ou termo de compromisso financeiro
Na época, era necessário comprovar pelo menos 4200,00 euros na conta. 

• comprovante de um seguro-saúde de viagem válido (pelo menos nos três primeiros meses depois da entrada no país com uma cobertura de, no mínimo, 30.000 EUR ou 50.000 USD).
Fiz o meu no site da MONDIAL. Achei bem fácil o esquema da compra no site, Se você tiver gastos com consultas e médicos você deve pagar do próprio dinheiro e enviar o recibo original de pagamento para a Mondial no Brasil para eles efetuarem o reembolso.

OBS: comprovante de alemão não foi pedido, mas eu anexei o meu junto. Se você tiver de inglês anexe também.

TODOS OS DOCUMENTOS DEVEM SER ESCRITOS EM INGLÊS OU ALEMÃO!!!! 

Durante ou depois de ter juntado todos os documentos, agente um horário no site do consulado mais perto da sua cidade (para que mora em Santa Catarina o mais perto é Porto Alegre, já que mora no Paraná, é mais indicado ir para São Paulo).

Nesse link  você pode clicar na parte de agendar um horário no consulado e verificar a disponibilidade de horários livres.

O custo do visto é de 60 euros convertidos em reais na cotação do dia (então LEVE REAIS  no dia), mais o sedex que custou R$35,00 a mais para mim. Resumindo, leve 60,00 euros x R$3,40 (ou a cotação do dia) + valor do sedex (eu levaria uns R$50,00 para garantir e não ter que sair correndo procurar um caixa eletrônico como fizeram as pessoas no horário antes do meu).

O tempo de tramitação descrito no site é de 1 semana, pra mim levou 1,5 semana. Então, antes de comprar sua passagem fique atento que pode levar um pouco mais do previsto.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida deixem um comentário.
beijos e boa sorte!

PS: Este visto pode ser alterado para visto de estudante caso você não encontre um emprego e queira continuar os estudos aqui. Com a carta de aceite da universidade é possível prolongar o visto por mais 2 anos que é a duração do mestrado. O processo de alteração do visto é feito no Ausländerbehörde da sua cidade.

39 comentários:

  1. Oi Gabriele, seu post é muito esclarecedor! Obrigada! Mas ainda me resta uma dúvida. Você já estaca com a passagem comprada antes de levar os documentos para tirar o visto? Ou comprou a passagem depois que saiu o visto?

    Mais uma vez, obrigada!
    Analu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Analu,
      fico feliz em ajudar!
      Eu tinha comprado tudo pois tinha achado uma promoção, mas foi loucura! Eu não sabia quanto tempo ao certo o visto levaria, no site do consulado dizia 1 semana, pra mim levou quase 2 mas ainda sim consegui manter a data inicial do voo. Pra comprar a passagem vc nao precisa comprovar ter o visto ainda :)

      beijos

      Excluir
    2. Obrigada pela ajuda Gabriele! Nossa! Que loucura! Acho que vou deixar pra comprar a minha depois que estiver com o visto na mão já

      Obrigada!
      bjs

      Excluir
  2. Gabriele, post muito bom sobre isso. Só fiquei com uma dúvida sobre o plano de saúde. Esse plano que eu tenho que fazer é aquele que se faz sempre quando se vai para lá? Seguro saúde + viagem? Valido pelos meses que se pretende ficar lá? E vou aproveitar a oportunidade e perguntar mais uma coisinha, o diploma sendo em papel timbrado (com aquela especie de marca d'água do papel) eu não preciso autenticar pelo Setor Consular no Itamaraty né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      o seguro eu fiz pela Mondial. Vc escolhe o tempo que quer, o visto exite pelo menos de 3 meses. Eu comprei para 4 meses que era o periodo que eu achei que conseguiria emprego. Se expirasse, teria que contratar um seguro alemao tipo TK ou da AOK.

      Eu nao autentiquei nada pelo Itamaraty, so no consulado mesmo.

      Espero ter ajudado!

      Abraço,
      Gabi

      Excluir
    2. Oi Gabriele,

      Muito obrigada por esclareceres as minhas dúvidas. Eu tentei contato com o consulado aqui de Porto Alegre mas não consegui. Eu tenho uma outra dúvida à respeito do diploma. Eu li nas informações do Consulado fala que " a firma do reitor da escola ou do instituto emissor do documento precisa ser previamente autenticada em cartório ou tabelionato": é somente a firma do reitor que tem que ser reconhecida? Pq no meu diploma tem 4 assinaturas (contando com a minha) e queria saber se eu teria que reconhecer firma de todas.

      Abraços,

      Amanda.

      Excluir
    3. Oi Amanda,
      eu nao reconheci nada para o consulado de Porto Alegre, mas tente dar uma ligada la nos horários de atendimento ao publico pra confirmar 100%.

      Abraco,
      Gabi

      Excluir
    4. Oi Gabriele,

      Eu incomodando novamente!! Só para ter certeza, quando tu solicitastes o teu visto tu já tinhas comprado a passagem e o seguro? Pelo que eu entendi sim, tem que ter esses dois mais as outras coisas todas já quando for solicitar o visto. E o seguro de saúde tem que ser por todo o período da passagem?

      Abraços,

      Amanda.

      Excluir
    5. Oi Amanda,
      sim, eu ja tinha comprado tudo, mas nao recomendo comprar a passagem antes pq se der qlqr problema e atrasar o visto vc perde a mesma. Vc so precisa do seguro saude pra solicitar o visto. Como escrito no post acima "comprovante de um seguro-saúde de viagem válido (pelo menos nos três primeiros meses depois da entrada no país com uma cobertura de, no mínimo, 30.000 EUR ou 50.000 USD)".

      Abraco,
      Gabriele

      Excluir
    6. Gabriele,

      Muito obrigada por toda a ajuda. Eu estava lendo nos comentários abaixo, onde tu fala que para comprovar os recursos financeiros, tu não precisou abrir aquela conta bloqueada na Alemanha. Só apresentou o saldo da tua conta do Brasil. Esse saldo que tu apresentou foi aquele normal que tu pega online ou no caixa eletrônico?

      Excluir
    7. Oi Amanda,
      isso mesmo, nao precisei, pq normalmente as pessoas que vao com esse visto nem tem conta na Alemanha ainda! O saldo eu imprimi mesmo do site do banco, extrato normal. Aquele que sai no caixa tb deve servir mas eu acho o impresso pelo site mais formal.

      Abraco!

      Excluir
  3. Oii, muito bom seu post. Meu marido está dando entrada no visto e tenho duas duvidas.
    Sabe me dizer se precisa ser necessariamente conta bloqueada para comprovar renda?? Ou pode ser uma conta em um banco que tenha agência na Alemanha simplesmente.
    A outra dúvida é, você sabe me dizer se alugando apto no Airbnb é uma má ideia para a entrada da documentação?? Porque no requerimento pede já um endereço na Alemanha.
    Se souber me responder, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      seu marido esta dando entrada nesse visto?? Se sim, nao precisa, eu so mostrei meu saldo da conta do banco do brasil e foi o suficiente. (Como descrito no post, era necessário comprovar pelo menos 4200 euros na conta).

      Eu dei o endereco do meu namorado... Se vc tiver algum contato alemão que puder dizer que se responsabiliza por vc/seu marido ajuda sempre. Mas quanto a Airbnb eu acho que nao tem problema, mas eu aconselho se informar no consulado certinho...

      Abraço,
      Gabi

      Excluir
  4. Oi gabriele, seus posts são ótimos.

    Sou recém formado em Engenharia Civil e assim como você fiz ciências sem fronteiras. No período que morei na Alemanha, fiz um estágio pela Faculdade em uma empresa por 5 meses. Agora, dada a situação desfavorável para conseguir um emprego no Brasil, tento voltar para trabalhar nessa mesma empresa, agora como engenheiro. A empresa me deu uma super resposta positiva, mas como não sei a linguagem do HOAI ainda, eles querem me contratar como CADista e depois me promover para engenheiro. A questão é que o salário proposto é de 2400 euros mensais, o que fica abaixo do mínimo necessário para conseguir o blau Karte EU. Existe outra forma de eu conseguir o visto de trabalho? Não encontrei em nenhum lugar falando sobre isso. E outra pergunta, a questão de o salário ser acima de 3200 euros como recém formada não foi muito difícil?

    Abraço

    Arthur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arthur,
      obrigada pelo feedback, fico feliz!
      Esse salario é netto ou brutto? Se for brutto (incluindo impostos), esta bem abaixo do que um engenheiro recebe. A media é entre 45 a 55 mil euros por ano (bruto) pra um engenheiro iniciante, ou uns 4mil por mes. Mas se for o salario netto ta mto bom! (Tens que considar que uns 40% do seu salario bruto vai pra impostos...)

      Vc nao precisa do Blue Card de cara, vc so recebe dps de 3 anos de trabalho. Vc so consegue visto de trabalho se tiver um contrato da empresa. Vc pode tentar o "visto para procurar vaga de emprego" como eu consegui para so dps de chegar na Alemahha vc se candidatar pra vaga e arrumar algo em 6 meses.

      Sobre o salario, varia mto de empresa pra empresa, se vc for pra Bosch ou BMW isso é ate pouco!! rsrs Mas se vc for pra uma empresa menor quem saiba sim. Tudo depende da vaga e da empresa e de suas experiencias. Se vc for expert em alguma area vc vai receber por isso. Mas como eu comentei, é normal as empresas pagarem de 45 a 55mil por ano pra um engenheiro recem formado, seja no brasil ou na alemanha.

      Boa sorte!
      Abracos

      Excluir
  5. Pode fazer o pedido do visto de procura de emprego na Alemanha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia, como vc pretende entrar na Alemanha dai? Com visto de turista? Se sim, nao tem como converter esse visto até onde eu sei na Alemanha. Por isso é melhor fazer antes mesmo. Boa sorte!

      Excluir
  6. Oi Gabriele! Adorei seu post :)! Eu tenho quase tudo pronto para dar entrada naquele visto, porem me surgiu agora uma dúvida. Durante aqueles 6 meses, você pode fazer trabalinhos ,tipo mini jobs, até achar um emprego na sua área?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada!
      Pelo que sei nao pode, talvez emprego sem contrato tp de garconete dê, mas nao tenho certeza... Se vc for contratada e for pedir o visto de trabalho, o emprego deve estar relacionado à sua area de estudo.
      Mas vc pode perguntar no "Burgeramt" quando se registrar na cidade em que for morar na Alemanha. Eles com certeza terao uma resposta para essa pergunta :)
      Boa sorte!

      Excluir
  7. Gabriele, parabéns pelo post ficou bem legal mesmo.
    Sabe me dizer se existe algum requisito mínimo de formação ou de idioma?
    Desde já lhe agradeço
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Willian,
      para conseguir esse visto vc deve ser formado nas áreas que estão "em falta" na Alemanha como engenharias, medicida e informatica.
      Em relação ao idioma, não há formação minima, sendo que nao é pedido nos requisitos>
      http://www.brasil.diplo.de/contentblob/4118566/Daten/6348232/Merkblatt_Arbeitsplatzsuche_Visumpt.pdf

      Mas se vc tiver algum diploma sempre vale anexar aos outros documentos.
      Espero ter ajudado,
      abraço,
      Gabriele

      Excluir
  8. Boa tarde Gabriele, tudo bem? Você poderia falar sobre a sua experiência de procura de emprego? Você acredita ser possível encontrar algo nesses 6 meses na Alemanha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, tudo e vc?
      Vc me deu ideia a um novo post, vou tentar escrever essa semana sobre minha experiência aqui para conseguir emprego.
      Mas sim, é possível encontrar algo em 6 meses! O segredo é correr atrás e ser flexível!
      Abraço,
      Gabriele

      Excluir
  9. olá gabriela Tudo bem?

    Tenho algumas dúvidas, preciso da sua ajuda:

    como é o mercado de trabalho para eng de alimentos na alemanha?

    a area de pesquisa é ativa? digo existem empregos acessiveis nessa area?

    quais as dicas vc daria para engenheiro de alimentos que esta se formando agora e tem intenções de ir? oq ue faria diferença em uma disputa de vagas na area? (pós graduação, mestrado, certificações PMI) alem do idioma, o que vc acha que não seria perda de tempo investir aqui antes de ir?

    uma outra duvida gabi, é com relação a profissão de engenharia quimica, vc acha que essa area seria mais facil de conseguir emprego do que a engenharia de alimentos? enfim.. quaal seria menos dificil encontrar emprego por ai?

    me perdoe esse monte de perguntas, estamos nos programando para ir, mas queríamos ir mais bem preparados possível,

    mais uma vez parabens pelo blog, tem nos ajudado bastante,

    Gabriela( xará)

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabriele! tudo bem?

    Estou com uma duvida sobre a carta de motivação. Nela, você colocou que estava em um relacionamento com um alemão? Acha necessário colocar algo relacionado a isso?

    No meu caso, estou indp para a Alemanha por causa da minha namorada também! hehe

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo, nao é necessario, mas se quiser nao tem nada que possa te prejudicar tb.
      Se sua namorada ja trabalhar fixo aqui qm sabe isso seja um ponto positivo pra eles verem que vc tem um contato aqui que pode te ajudar e tal.
      Boa sorte no processo!

      Abraco,
      Gabi

      Excluir
  11. Oi Gabriele. Super interessante seu blog, um dos poucos que achei até agora que não esta falando o óbvio ou só copiando as informações do site da embaixada. Eu tenho uma duvida, se você puder me responder é claro. Após a concessão deste visto de procurar emprego, uma vez na Alemanha as regras para obter o visto de trabalho são os mesmos do Blue Card? Tipo: Eu necessito achar um emprego com o salário anual de 44.000 euros? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola leitor(a), obrigada pel Feedback! Justamente por nao encontrar informacoes "obvias" criei esse blog pra contar minha exp. de como foi na realidade e nao so como os sites "ilustram".

      Depende da area que vc trabalha, se é nas mais requisitadas como engenharia ou IT, vc pode comecar ganhando em torno de 37mil euros pra receber o visto de trabalho. Caso seja de humanas esse valor sobe para quase 44.
      Boa sorte!

      Abraco,
      Gabriele

      Excluir
  12. Oi Gabriele, tudo bem?
    Estou me planejando para tirar esse visto e ir no final do próximo ano. Enquanto isso pretendo ir aprendendo alemão para facilitar minhas chances.
    Eu sou formada em química e tenho 6 anos de experiência na area de qualidade assegurada. Vc acha que teria boas chances por aí? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, chances há para todos os bons profissionais! O importante é ser flexivel e dominando o idioma como vc comentou aumenta mto suas chances! Eu acho que nao teria conseguido meu emprego se nao falasse bem o alemao, por isso se dedique mto e venha com tudo!

      Excluir
  13. Olá Gabriele,
    Tudo beM? Fiquei com a seguinte dúvida:se eu pedir visto para trabalhar na Alemanha e não conseguir trabalho, para ficar aqui tenho que pedir visto de estudo, certo? A questão é, precisa ser um visto de estudo superior ou pode ser como estudante de alemão?

    agradeço muito a atenção!!!
    Tatiana

    ResponderExcluir
  14. Parabéns e muito obrigada pelo post!!
    Tenho apenas uma dúvida,sobre como comprovar para eles teus recursos (dos 4-5 mil euros)?

    Mais uma vez obrigada. =]

    ResponderExcluir
  15. Gabriele tenho uma dúvida. Li alguns comentários e vi que você falou que pode se candidatar a este visto quem é formado em alguma área de estudos que esta em falta na Alemanha.
    No meu caso sou formada em Comunicação Social com enfase em Publicidade e Propaganda. Você sabe se posso me candidatar a este visto com esse diploma?

    Desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Valentina,
      pelo que sei nao. Pois essa não é uma área em falta na Alemanha como informatica ou engenharia.

      Abracos

      Excluir
  16. Olá, muito útil suas informações. Tenho uma dúvida na seguinte parte: "Não esqueça de traduzir com tradutor juramentado seu DIPLOMA, não vale declaração ou outra coisa dizendo que você está formado."
    Existe alguma fonte que diz que não pode ser um certificado? Acabo de formar e ainda não recebi o diploma, mas já queria dar entrada no processo de reconhecimento de diploma pois este leva algum tempo, e recentemente mandei um email para a ANABIN e eles disseram que pode sim ser o certificado, mas não tenho certeza se entenderam minha dúvida....

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raphael, o blog mudou de endereco:
      viagemjovem.com

      Eu liguei na época para o consulado e me informaram que nao podia. Vc pode ligar la novamente e perguntar se essa informação esta desatualizada. Ficaria mto feliz se compartilhasse comigo depois a resposta deles.

      Obrigada e boa sorte!

      Excluir
  17. Boa tarde!
    Cheguei em 16/3/2017 em Baden-Würtemberg com Visto de procura de emprego. Tenho que fazer Anmeldung na cidade que estou? Existe algum lugar que oriente como e onde procurar emprego aqui? Sou bacharel em Ciências Biológicas e tenho alemão B2. Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Bacana o blog. Parabéns.
    Sobre a possível renovação para o masters de 2 anos:
    Preciso ter grana suficiente te para me manter por dois anos em conta ou uma bolsa de estudos(do Brasil ou Alemanha) , né?
    Não existe a possibilidade de conseguir os dois anos de visto sem uma das opções? Obrigado

    ResponderExcluir